quarta-feira, 21 de maio de 2014

Pesquisa na internet

Há quem diga que a maior função do ensino nos dias de hoje é preparar o aluno para saber buscar a informação de que necessita. Certamente, as pesquisas são cada vez mais importantes para o aprendizado e a Internet está se tornando uma das fontes mais ricas de consulta. Mas não é toda pesquisa que tem valor educacional. Tudo depende de como ela é feita. Para que as suas pesquisas na grande rede sejam produtivas, reflita sobre os comentários a seguir.
 


 A facilidade de ir rapidamente de um link a outro é uma das maiores qualidades da Internet, mas pode se tornar um grande problema. Veja se uma história parecida com esta já aconteceu com você: um aluno começou pesquisando sobre a extinção dos dinossauros e terminou numa página para colecionadores de cartões telefônicos. É ótimo ir rapidamente de uma página a outra, mas você tem de se disciplinar se quiser alcançar algum resultado. Senão, vai saber de quase tudo um pouco e quase tudo mal. Ao começar uma pesquisa, fixe-se no seu objetivo e não se deixe seduzir pelas centenas de links legais dos sites.
   
 A Internet permite que qualquer pessoa com um pouco de preparo publique informações na rede. Isso é ótimo, pois democratiza a divulgação de idéias. O lado ruim é que o internauta fica com a tarefa de selecionar a informação de qualidade e separar o que merece crédito do que é apenas um palpite de amador. Quando fizer pesquisas na Internet, procure se informar sobre quem mantém o site. A pessoa ou instituição que publicou a informação conhece o assunto? É uma fonte confiável? Infelizmente, ainda existe entre os internautas a idéia de que, pelo simples fato de estar publicada na Internet, a informação merece todo o crédito.
   

 Nem tudo que está na Internet merece nossa atenção. O problema é que as informações de qualidade aparecem misturadas com as descartáveis. Esse é um dos desafios do estudante de hoje. Se no passado havia dificuldade em obter as informações, o problema agora é selecionar as de qualidade. Seja bastante seletivo ao navegar na grande rede. Prefira endereços recomendados por quem conhece bem o assunto. Troque informações com seus conhecidos sobre os melhores sites. Não se esqueça de adicionar à lista de favoritos os endereços que mais chamaram sua atenção. Se você não fizer isso, talvez nunca mais consiga encontrar o endereço novamente.
  
Ao usar sites da Internet nas suas pesquisas lembre-se de que eles são frutos do trabalho de outras pessoas, que consumiram tempo e criatividade para desenvolvê-los. A maioria dos sites permite o uso do seu conteúdo em trabalhos individuais, desde que se cite a fonte. Isso vale para textos, imagens, programas, arquivos de áudio e de vídeo. Respeite o autor do trabalho, pois você mesmo pode ter trabalhos divulgados na rede e não vai querer que outros os copiem sem ao menos dizer que foi você quem os fez.

Imagem: www.hiperfeminina.com
Texto: http://www.aprendebrasil.com.br/estudar_pesquisar/pesquisas.asp

Pessoal, quanto mais soubermos sobre o assunto mais facilidade teremos ao pesquisar. Para nossa profissão nos mantermos atualizados faz parte do processo de ensino aprendizagem onde as informações vão se aprimorando diariamente e estão acessíveis para cada um na rede mundial de computadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário