terça-feira, 27 de maio de 2014

Modelo de trabalhos

Modelo do projeto a ser entregue nas turmas de 1º ano do Ensino Médio Politécnico:


Escola Estadual de Ensino Médio Westfália














TÍTULO DO TRABALHO
SUBTÍTULO (SE TIVER)

Nome(s) do(s) aluno(s)














Westfália, janeiro de 2014.
















TÍTULO DO TRABALHO
SUBTÍTULO (SE TIVER)


Trabalho apresentado na disciplina de ..., do ...º ano do Ensino Médio Politécnico, da Escola Estadual de Ensino Médio Westfália.

Orientador(a):
Prof.ª: Nome completo do Professor.






Westfália, janeiro de 2014.



ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO WESTFÁLIA



NOME DO ALUNO



TÍTULO DO TRABALHO



Aprovado(a) em ____ / ____ / ____





BANCA EXAMINADORA




______________________________________
Nome completo (orientador)
Titulação
Escola Estadual de Ensino Médio Westfália




______________________________________
Nome completo
Titulação
Escola Estadual de Ensino Médio Westfália




______________________________________
Nome completo
Titulação
Escola Estadual de Ensino Médio Westfália




CONCEITO FINAL:
__________________


Página de Agradecimento e/ou Epígrafe...

Resumo 






Texto informativo que sintetiza o conteúdo da tese ou dissertação ressaltando o objetivo, o método, os resultados e as conclusões do trabalho. Texto informativo que sintetiza o conteúdo da tese ou dissertação ressaltando o objetivo, o método, os resultados e as conclusões do trabalho. Texto informativo que sintetiza o conteúdo da tese ou dissertação ressaltando o objetivo, o método, os resultados e as conclusões do trabalho. Texto informativo que sintetiza o conteúdo da tese ou dissertação ressaltando o objetivo, o método, os resultados e as conclusões do trabalho. Texto informativo que sintetiza o conteúdo da tese ou dissertação ressaltando o objetivo, o método, os resultados e as conclusões do trabalho. Texto informativo que sintetiza o conteúdo da tese ou dissertação ressaltando o objetivo, o método, os resultados e as conclusões do trabalho. Texto informativo que sintetiza o conteúdo da tese ou dissertação ressaltando o objetivo, o método, os resultados e as conclusões do trabalho. Texto informativo que sintetiza o conteúdo da tese ou dissertação ressaltando o objetivo, o método, os resultados e as conclusões do trabalho. Texto informativo que sintetiza o conteúdo da tese ou dissertação ressaltando o objetivo, o método, os resultados e as conclusões do trabalho. O resumo deve ter entre 200 a 500 palavras.

Palavras-chave: objetivo, trabalho.


Texto da Introdução, mostra claramente o propósito e o alcance do relatório. Indica as razões da escolha do tema. Apresenta o problema e as hipóteses que conduziram a realização do trabalho.

(Lembre-se de usar o comando Colar especial – Texto não formatado, o restante do texto é apenas ilustrativo, apague o conteúdo e cole o texto formatando com os estilos adequados.)
Mostra, por meio da compilação crítica e retrospectiva de várias publicações, o Estágio de desenvolvimento do tema da pesquisa (Azvedo, 1998) e estabelece um referencial teórico para dar suporte ao desenvolvimento do trabalho.
Deve conter a revisão de literatura sobre o assunto, resumindo os resultados de estudos feitos por outros autores (as obras citadas e consultadas devem constar na lista de referências).
As subseções do trabalho, serão divisões do conteúdo que deverão ser utilizados para melhor organizar a revisão teórica.
As ilustrações ou figuras constituem-se em parte integrante do Trabalho. COMEÇA.



Notalllls de rodapé­­­­[1] destinam-se a prestar esclarecimentos, comprovar uma afirmação ou justificar uma informação que não deve ser incluída no texto. As notas devem limitar-se ao mínimo necessário.
Figura 1: Exemplo do desenho de um cubo qualquer.
Fonte: Auto Formas do Microsoft Office 2013.
Quando determinado trabalho só possuir Quadros, sem qualquer outro tipo de Figura, sua legenda pode ser antecipada da palavra “Quadro” no lugar de “Figura”.
Quadro 1: Competências profissionais.
Saberes
Conceituações
Saber agir
Saber o que e por que faz. Saber julgar escolhas e decidir.
Saber mobilizar
Saber mobilizar recursos de pessoas, financeiros e materiais, criando sinergia entre eles.
Saber aprender
Trabalhar o conhecimento e a experiência. Rever modelos mentais. Saber desenvolver-se e propiciar o desenvolvimento dos outros.
Saber comprometer-se
Saber engajar-se e comprometer-se com os objetivos da organização
Saber assumir responsabilidades
Ser responsável, assumindo os riscos e as consequências de suas ações e ser, por isto, reconhecido.
Ter visão estratégica
Conhecer e entender o negócio da organização e seu ambiente, identificando oportunidades e alternativas.
Fonte: FLEURY & FLEURY (2001, p.22).
As tabelas servem para racionalizar e uniformizar a apresentação de dados e análise de informações estatísticas. As tabelas devem ter, sempre que possível, significação própria. A estrutura da tabela é constituída de traços, é delimitada em sua parte superior e na parte inferior por traços horizontais paralelos. Não delimitar (fechar) por traços verticais os extremos da tabela à direita e à esquerda.
Tabela 1: Produção de milho segundo as unidades da Federação 1999
Unidades da Federação
Produção
Absoluta
Relativa (% Brasil)
São Paulo
18.480.373

Paraná
15.908.253

Minas Gerais
11.238.455

Rio Grande do Sul
1.040.555

Outros
8.000.052

Brasil
90.000.000
100
Fonte: Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, p. 50
Nota: Esta tabela é fictícia, serve só para exemplo.
O autor utiliza-se de um texto original para extrair a citação, podendo reproduzi-lo literalmente (citação direta), interpretá-lo, resumi-lo ou traduzi-lo (citação indireta), ou extrair uma informação de uma fonte intermediária.
Vimos que, para nosso esclarecimento, precisamos seguir os preceitos encontrados, já que Guimarães estabelece: “A valorização da palavra pela palavra encarna o objetivo precípuo do texto literário” (1985, p. 32) e, se isso não ficar bem esclarecido, nosso trabalho será seriamente prejudicado.
Ou assim:
Vimos que, para nosso esclarecimento, precisamos seguir os preceitos encontrados, já que ficou estabelecido que “a valorização da palavra pela palavra encarna o objetivo precípuo do texto literário” (GUIMARÃES, 1985, p. 32) e, se isso não ficar bem esclarecido, nosso trabalho será seriamente prejudicado.
Inserir antes da citação direta longa, uma pequena introdução sobre o assunto.
Na comunicação diária, aquela comunicação que utilizamos no dia-a-dia, junto de nossos familiares e amigos, por exemplo, além da referencialidade da linguagem [...] há pinceladas de função conativa (CHALHUB, 1991, p. 37).
Inserir antes dos tópicos, uma pequena introdução sobre o assunto.
·      Notebook;
·      Software;
·      Hardware;
·      Placas de rede.
Deve conter a história da empresa onde foi realizado o estágio, caso tenha sido feito em empresa.

3 METODOLOGIA
Neste capítulo será descrito a definição dos procedimentos técnicos, das modalidades de atividades, dos métodos que serão utilizados. Vai depender da natureza do trabalho, do tipo de pesquisa e dos objetivos propostos.
Como atingir o objetivo geral;
Como atingir o objetivo geral;
Como atingir o objetivo geral;
* Sempre usar verbo no infinitivo.
A partir desde tópico deve se realizar a descrição dos métodos utilizados no desenvolvimento do trabalho.

Descrevem analiticamente os dados levantados, por uma exposição sobre o que foi observado e desenvolvido na pesquisa. A descrição pode ter apoio de recursos estatísticos, tabelas e gráficos, elaborados no decorrer da tabulação dos dados. Na análise e discussão, os resultados estabelecem as relações entre os dados obtidos, o problema da pesquisa e o embasamento teórico dado na revisão da literatura. Os resultados podem estar divididos por tópicos com títulos logicamente formulados.


Apresenta a síntese interpretativa dos principais argumentos usados onde será mostrado se os objetivos foram atingidos, e se hipóteses foram confirmadas ou rejeitadas. Deve constar na conclusão uma recapitulação sintetizada dos capítulos e a autocrítica, onde você fará um balanço dos resultados obtidos pela pesquisa. Deve ser breve, exata e convincente.

REFERÊNCIAS TEÓRICAS

BIDERMAN, C.; COZAC, L. F. L.; REGO, J. M. Conversas com Economistas Brasileiros. 2ª edição. São Paulo: Ed. 34, 1997.
BRASÍLIA. Ministério da Fazenda. Secretaria do Tesouro Nacional. Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal. Brasília, 1996. 162 p. (Manual SIAF, 5).
ENCICLOPÉDIA da Música Brasileira. São Paulo, 1998. Disponível em: http://www.uol.com.br/encmusical/. Acesso em: 16 ago. 2001.
LAUDON, Kenneth C.; LAUDON, Jane P. Management Information Systems: new approaches to organization & technology. 5 th ed. New Jersey: Prentice Hall, 1998.
MIYAMOTO, S. O Pensamento Geopolítico Brasileiro: 1920-1980. 1981. 287f. Dissertação (Mestrado em Ciência Política) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo.
MOTTA, Fernando C. P. Teoria Geral da Administração: Uma Introdução. 22ª edição. São Paulo: Pioneira, 2000.
SLACK, Nelson. Et alii. Administração da Produção. São Paulo: Atlas, 1997.


Anexo I – Dados de identificação do estágio

Estagiário (a)
Nome do (a) estagiário (a)
Endereço: Rua, número, Bairro, Cidade, Estado
Curso: Curso Politécnico
Telefone: (00) 0000-0000
E-mail:

Empresa
Nome da Empresa
Endereço: Rua, número, Bairro, Cidade, Estado
Telefone: (00) 0000-0000

Instituição de ensino
Escola Estadual de Ensino Médio Westfália
Endereço: Rua Henrique Uebel, 408, Centro, Westfália, RS
Telefone: (51) 3762-4144

Estágio
Professor (a) orientador (a):
Supervisor (a) da empresa:
Data de início: 01/01/2001
Data de término: 01/01/2001
Cargo:

Anexo II – Diário de Campo

01/01/2001
12:00
Descrição das atividades.
02/01/2001
13:30
Descrição das atividades.
03/01/2001
11:00
Descrição das atividades.
Dia
Horário
Descrição das atividades.
Dia
Horário
Descrição das atividades.
Dia
Horário
Descrição das atividades.
Dia
Horário
Descrição das atividades.
Dia
Horário
Descrição das atividades.
Dia
Horário
Descrição das atividades.
Dia
Horário
Descrição das atividades.
Dia
Horário
Descrição das atividades.
Dia
Horário
Descrição das atividades.
Dia
Horário
Descrição das atividades.



[1] Explicação de uma palavra que aparece no texto desta página.



Este é o ensaio monográfico para as turmas do 1º ano do Ensino Médio Politécnico. Para os trabalhos do Ensino Fundamental usar o modelo sem a folha de rosto (página 2) e sem o sumário (página 3). Precisa ter CAPA, INTRODUÇÃO, REFERENCIAL TEÓRICO (desenvolvimento, pesquisa), CONCLUSÃO E REFERÊNCIAS (fontes).
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Escola Municipal de Ensino Fundamental Olavo Bilac
  



PAPEL DA LEITURA E DA ESCRITA NA ESCOLA

Simone Schneider Klein




Westfália, maio de 2014.
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INTRODUÇÃO

            Neste trabalho abordarei os assuntos relacionados ao papel da leitura 
e da escrita na escola, dando mais subsídios
ao nosso projeto de mídias na educação, desenvolvidos no curso do proinfo orientado pela professora Ana Hamester custeado pelo Mec. Curso que iniciou em fevereiro de 2014 com os professores da rede Municipal de Ensino do Município de Westfália.
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O papel da leitura e da escrita na escola
Aspectos onde há ganho na leitura e escrita digital
Os ganhos na leitura e escrita digital são vários, começando pela sustentabilidade, fator bastante relevante para o meio ambiente. Quando escrevemos em papel muitas vezes descartamos os papéis usados com erros de escrita aumentando o lixo. Já digitando, usamos a tecla “deletar” e a ferramenta da correção ortográfica nos textos. Melhoramos os textos formatando-os, colocando imagens e gráficos ou tabelas quando necessário de maneira rápida.

Aspectos onde há perda na leitura e escrita digital

O plágio é um aspecto que podemos considerar como uma perda nesse processo de leitura e escrita digital. É muito grave se apropriar de textos escritos por outras pessoas. Outro aspecto é que na escrita no computador se perde o hábito uma escrita “manual” prejudicando a letra, por falta de treino e capricho.

Sugestões para que esta perda possa vir a ser minimizada

Uma sugestão para que tal perda possa vir a ser minimizada é fazer os textos em aula depois de pesquisar e tirar citações que devem ser transcritas e explicadas formando um novo texto. Podem ser usadas várias citações de diversas fontes de pesquisas e depois reescrever um texto coerente com suas opiniões sobre o assunto pesquisado. Pode ser apresentado com verificação imediata na internet se houve ou não o plágio.

Sugestões para potencializar os ganhos

Uma sugestão para potencializar os ganhos é pedir para que cada trabalho de pesquisa seja apresentado comparando os textos escritos e as ferramentas utilizadas. 
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Conclusão

O Trabalho me ajudou a ter mais subsídios para usar as TICs na sala de aula. Penso que a leitura e a escrita devem fazer parte do nosso dia a dia e o editor de textos facilita a escrita aprimorando-a.
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 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
  
BELINTANE, Claudemir. As novas tecnologias: o cyberaluno. Revista Viver, nº6, p.87-98, 2006. Coleção Memória da Pedagogia. 

Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa, Brasília: MEC/SEF 1998.

 Cartilha do Proinfo Introdução à Educação Digital – Guia do cursista p.116 http://e-proinfo.mec.gov.br Acesso em: 22 mai de 2014.
  
PORTABLE documentformat. In: WIKIPÉDIA: a enciclopédia livre. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Pdf. Acesso em: 22 mai. 2014.

 VASCONCELOS, Celso dos S. Construção do conhecimento em sala de aula. 12. Ed. São Paulo: Libertad, 2002.

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