TÍTULO DO
TRABALHO
SUBTÍTULO (SE TIVER)
SUBTÍTULO (SE TIVER)
Nome(s) do(s)
aluno(s)
Westfália, janeiro de 2014.
TÍTULO DO TRABALHO
SUBTÍTULO
(SE TIVER)
Trabalho apresentado na disciplina de ..., do ...º ano do
Ensino Médio Politécnico, da Escola Estadual de Ensino Médio Westfália.
Orientador(a):
Prof.ª:
Nome completo do Professor.
Westfália, janeiro
de 2014.
ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO WESTFÁLIA
NOME DO ALUNO
TÍTULO DO TRABALHO
Aprovado(a) em ____ /
____ / ____
BANCA EXAMINADORA
______________________________________
Nome completo
(orientador)
Titulação
Escola Estadual de
Ensino Médio Westfália
______________________________________
Nome completo
Titulação
Escola Estadual de
Ensino Médio Westfália
______________________________________
Nome completo
Titulação
Escola Estadual de
Ensino Médio Westfália
CONCEITO
FINAL:
__________________
Resumo
Texto informativo que sintetiza o conteúdo da tese ou
dissertação ressaltando o objetivo, o método, os resultados e as conclusões do
trabalho. Texto informativo que sintetiza o conteúdo da tese ou dissertação
ressaltando o objetivo, o método, os resultados e as conclusões do trabalho.
Texto informativo que sintetiza o conteúdo da tese ou dissertação ressaltando o
objetivo, o método, os resultados e as conclusões do trabalho. Texto
informativo que sintetiza o conteúdo da tese ou dissertação ressaltando o objetivo,
o método, os resultados e as conclusões do trabalho. Texto informativo que
sintetiza o conteúdo da tese ou dissertação ressaltando o objetivo, o método,
os resultados e as conclusões do trabalho. Texto informativo que sintetiza o
conteúdo da tese ou dissertação ressaltando o objetivo, o método, os resultados
e as conclusões do trabalho. Texto informativo que sintetiza o conteúdo da tese
ou dissertação ressaltando o objetivo, o método, os resultados e as conclusões
do trabalho. Texto informativo que sintetiza o conteúdo da tese ou dissertação
ressaltando o objetivo, o método, os resultados e as conclusões do trabalho.
Texto informativo que sintetiza o conteúdo da tese ou dissertação ressaltando o
objetivo, o método, os resultados e as conclusões do trabalho. O resumo deve
ter entre 200 a 500 palavras.
Palavras-chave: objetivo, trabalho.
SUMÁRIO
(Lembre-se de usar o comando Colar especial – Texto
não formatado, o restante do texto é apenas ilustrativo, apague o conteúdo e
cole o texto formatando com os estilos adequados.)
Mostra, por meio da compilação crítica e retrospectiva
de várias publicações, o Estágio de desenvolvimento do tema da pesquisa
(Azvedo, 1998) e estabelece um referencial teórico para dar suporte ao
desenvolvimento do trabalho.
Deve conter a revisão de literatura sobre o assunto,
resumindo os resultados de estudos feitos por outros autores (as obras citadas
e consultadas devem constar na lista de referências).
As subseções do trabalho, serão divisões do conteúdo
que deverão ser utilizados para melhor organizar a revisão teórica.
As ilustrações ou figuras constituem-se em parte
integrante do Trabalho. COMEÇA.
Notalllls de rodapé[1] destinam-se a prestar esclarecimentos, comprovar uma afirmação ou justificar uma informação que não deve ser incluída no texto. As notas devem limitar-se ao mínimo necessário.
Figura 1: Exemplo do desenho de um cubo qualquer.
Fonte: Auto
Formas do Microsoft Office 2013.
Quando determinado trabalho só possuir Quadros, sem
qualquer outro tipo de Figura, sua legenda pode ser antecipada da palavra
“Quadro” no lugar de “Figura”.
Saberes
|
Conceituações
|
Saber agir
|
Saber o que e por que faz. Saber julgar escolhas e
decidir.
|
Saber mobilizar
|
Saber mobilizar recursos de pessoas, financeiros e
materiais, criando sinergia entre eles.
|
Saber aprender
|
Trabalhar o conhecimento e a experiência. Rever
modelos mentais. Saber desenvolver-se e propiciar o desenvolvimento dos
outros.
|
Saber comprometer-se
|
Saber engajar-se e comprometer-se com os objetivos
da organização
|
Saber assumir responsabilidades
|
Ser responsável, assumindo os riscos e as
consequências de suas ações e ser, por isto, reconhecido.
|
Ter visão estratégica
|
Conhecer e entender o negócio da organização e seu
ambiente, identificando oportunidades e alternativas.
|
Fonte: FLEURY & FLEURY
(2001, p.22).
|
As tabelas servem para racionalizar e uniformizar a
apresentação de dados e análise de informações estatísticas. As tabelas devem
ter, sempre que possível, significação própria. A estrutura da tabela é
constituída de traços, é delimitada em sua parte superior e na parte inferior
por traços horizontais paralelos. Não delimitar (fechar) por traços verticais
os extremos da tabela à direita e à esquerda.
Unidades
da Federação
|
Produção
|
|
Absoluta
|
Relativa
(% Brasil)
|
|
São
Paulo
|
18.480.373
|
|
Paraná
|
15.908.253
|
|
Minas
Gerais
|
11.238.455
|
|
Rio
Grande do Sul
|
1.040.555
|
|
Outros
|
8.000.052
|
|
Brasil
|
90.000.000
|
100
|
Fonte: Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e
Estatística, p. 50
Nota: Esta tabela é fictícia, serve só para
exemplo.
|
O autor utiliza-se de um texto original para extrair a
citação, podendo reproduzi-lo literalmente (citação direta), interpretá-lo,
resumi-lo ou traduzi-lo (citação indireta), ou extrair uma informação de uma
fonte intermediária.
Vimos que, para nosso esclarecimento, precisamos
seguir os preceitos encontrados, já que Guimarães estabelece: “A valorização da
palavra pela palavra encarna o objetivo precípuo do texto literário” (1985, p.
32) e, se isso não ficar bem esclarecido, nosso trabalho será seriamente
prejudicado.
Ou assim:
Vimos que, para nosso esclarecimento, precisamos
seguir os preceitos encontrados, já que ficou estabelecido que “a valorização
da palavra pela palavra encarna o objetivo precípuo do texto literário”
(GUIMARÃES, 1985, p. 32) e, se isso não ficar bem esclarecido, nosso trabalho
será seriamente prejudicado.
Inserir antes da citação direta longa, uma pequena
introdução sobre o assunto.
Na comunicação diária, aquela comunicação que utilizamos
no dia-a-dia, junto de nossos familiares e amigos, por exemplo, além da
referencialidade da linguagem [...] há pinceladas de função conativa (CHALHUB,
1991, p. 37).
Inserir antes dos tópicos, uma pequena
introdução sobre o assunto.
·
Notebook;
·
Software;
·
Hardware;
Deve conter a
história da empresa onde foi realizado o estágio, caso tenha sido feito em
empresa.
Neste capítulo será descrito a definição dos
procedimentos técnicos, das modalidades de atividades, dos métodos que serão
utilizados. Vai depender da natureza do trabalho, do tipo de pesquisa e dos
objetivos propostos.
Como atingir
o objetivo geral;
Como atingir
o objetivo geral;
Como atingir
o objetivo geral;
* Sempre usar
verbo no infinitivo.
A partir
desde tópico deve se realizar a descrição dos métodos utilizados no
desenvolvimento do trabalho.
Descrevem analiticamente os dados
levantados, por uma exposição sobre o que foi observado e desenvolvido na pesquisa.
A descrição pode ter apoio de recursos estatísticos, tabelas e gráficos,
elaborados no decorrer da tabulação dos dados. Na análise e discussão, os
resultados estabelecem as relações entre os dados obtidos, o problema da
pesquisa e o embasamento teórico dado na revisão da literatura. Os resultados
podem estar divididos por tópicos com títulos logicamente formulados.
Apresenta a síntese interpretativa dos
principais argumentos usados onde será mostrado se os objetivos foram
atingidos, e se hipóteses foram confirmadas ou rejeitadas. Deve constar na
conclusão uma recapitulação sintetizada dos capítulos e a autocrítica, onde
você fará um balanço dos resultados obtidos pela pesquisa. Deve ser breve,
exata e convincente.
REFERÊNCIAS TEÓRICAS
BIDERMAN, C.; COZAC, L. F. L.; REGO, J. M. Conversas
com Economistas Brasileiros. 2ª edição. São Paulo: Ed. 34, 1997.
BRASÍLIA. Ministério da Fazenda. Secretaria do
Tesouro Nacional. Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal.
Brasília, 1996. 162 p. (Manual SIAF, 5).
ENCICLOPÉDIA
da Música Brasileira. São Paulo, 1998. Disponível em: http://www.uol.com.br/encmusical/.
Acesso em: 16 ago. 2001.
LAUDON,
Kenneth C.; LAUDON, Jane P. Management Information Systems: new
approaches to organization & technology. 5 th ed. New Jersey:
Prentice Hall, 1998.
MIYAMOTO, S. O Pensamento Geopolítico Brasileiro:
1920-1980. 1981. 287f .
Dissertação (Mestrado em
Ciência Política ) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências
Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo.
MOTTA,
Fernando C. P. Teoria Geral da Administração: Uma Introdução. 22ª edição.
São Paulo: Pioneira, 2000.
Anexo
I –
Dados de identificação do estágio
Estagiário (a)
Nome do (a) estagiário (a)
Endereço: Rua, número, Bairro, Cidade,
Estado
Curso: Curso Politécnico
Telefone: (00) 0000-0000
E-mail:
Empresa
Nome da Empresa
Endereço: Rua, número, Bairro, Cidade,
Estado
Telefone: (00) 0000-0000
Instituição de ensino
Escola Estadual de Ensino Médio Westfália
Endereço: Rua Henrique Uebel, 408, Centro,
Westfália, RS
Telefone: (51) 3762-4144
Estágio
Professor (a) orientador (a):
Supervisor (a) da empresa:
Data de início: 01/01/2001
|
Data de término: 01/01/2001
|
Cargo:
01/01/2001
12:00
|
Descrição das atividades.
|
02/01/2001
13:30
|
Descrição das atividades.
|
03/01/2001
11:00
|
Descrição das atividades.
|
Dia
Horário
|
Descrição das atividades.
|
Dia
Horário
|
Descrição das atividades.
|
Dia
Horário
|
Descrição das atividades.
|
Dia
Horário
|
Descrição das atividades.
|
Dia
Horário
|
Descrição das atividades.
|
Dia
Horário
|
Descrição das atividades.
|
Dia
Horário
|
Descrição das atividades.
|
Dia
Horário
|
Descrição das atividades.
|
Dia
Horário
|
Descrição das atividades.
|
Dia
Horário
|
Descrição das atividades.
|
Este é o ensaio monográfico para as turmas do 1º ano do Ensino Médio Politécnico. Para os trabalhos do Ensino Fundamental usar o modelo sem a folha de rosto (página 2) e sem o sumário (página 3). Precisa ter CAPA, INTRODUÇÃO, REFERENCIAL TEÓRICO (desenvolvimento, pesquisa), CONCLUSÃO E REFERÊNCIAS (fontes).
_________________________________________________________________________________
Escola Municipal
de Ensino Fundamental Olavo Bilac
PAPEL
DA LEITURA E DA ESCRITA NA ESCOLA
Westfália,
maio de 2014.
INTRODUÇÃO
Neste
trabalho abordarei os assuntos relacionados ao papel da leitura
e da escrita na escola, dando mais subsídios ao nosso projeto de mídias na educação, desenvolvidos no curso do proinfo orientado pela professora Ana Hamester custeado pelo Mec. Curso que iniciou em fevereiro de 2014 com os professores da rede Municipal de Ensino do Município de Westfália.
e da escrita na escola, dando mais subsídios ao nosso projeto de mídias na educação, desenvolvidos no curso do proinfo orientado pela professora Ana Hamester custeado pelo Mec. Curso que iniciou em fevereiro de 2014 com os professores da rede Municipal de Ensino do Município de Westfália.
___________________________________________________________________________
O papel da leitura e da escrita na escola
Aspectos onde há ganho na leitura e escrita digital
Os ganhos na leitura e escrita
digital são vários, começando pela sustentabilidade, fator bastante relevante
para o meio ambiente. Quando escrevemos em papel muitas vezes descartamos os
papéis usados com erros de escrita aumentando o lixo. Já digitando, usamos a
tecla “deletar” e a ferramenta da correção ortográfica nos textos. Melhoramos
os textos formatando-os, colocando imagens e gráficos ou tabelas quando
necessário de maneira rápida.
Aspectos
onde há perda na leitura e escrita digital
O plágio é um aspecto que podemos considerar
como uma perda nesse processo de leitura e escrita digital. É muito grave se
apropriar de textos escritos por outras pessoas. Outro aspecto é que na escrita
no computador se perde o hábito uma escrita “manual” prejudicando a letra, por
falta de treino e capricho.
Sugestões
para que esta perda possa vir a ser minimizada
Uma sugestão para que tal perda possa
vir a ser minimizada é fazer os textos em aula depois de pesquisar e tirar
citações que devem ser transcritas e explicadas formando um novo texto. Podem
ser usadas várias citações de diversas fontes de pesquisas e depois reescrever
um texto coerente com suas opiniões sobre o assunto pesquisado. Pode ser
apresentado com verificação imediata na internet se houve ou não o plágio.
Sugestões para potencializar os ganhos
Uma sugestão para potencializar os
ganhos é pedir para que cada trabalho de pesquisa seja apresentado comparando
os textos escritos e as ferramentas utilizadas.
___________________________________________________________________________
Conclusão
O Trabalho me ajudou a ter mais
subsídios para usar as TICs na sala de aula. Penso que a leitura e a escrita
devem fazer parte do nosso dia a dia e o editor de textos facilita a escrita
aprimorando-a.
___________________________________________________________________________
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BELINTANE, Claudemir. As novas
tecnologias: o cyberaluno. Revista Viver, nº6, p.87-98, 2006. Coleção
Memória da Pedagogia.
Brasil. Secretaria de Educação
Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do
ensino fundamental: língua portuguesa, Brasília: MEC/SEF 1998.
Cartilha do Proinfo Introdução à
Educação Digital – Guia do cursista p.116 http://e-proinfo.mec.gov.br
Acesso em: 22 mai de 2014.
PORTABLE documentformat. In: WIKIPÉDIA:
a enciclopédia livre. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Pdf.
Acesso em: 22 mai. 2014.
VASCONCELOS, Celso dos S.
Construção do conhecimento em sala de aula. 12. Ed. São Paulo: Libertad,
2002.
_________________________________________________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário