PROINFO MÓDULO II

Tarefa 1. 

https://educaamazonia.wordpress.com/


Reflexão sobre o texto:     

A SOCIEDADE DA APRENDIZAGEM E O
DESAFIO DE CONVERTER INFORMAÇÃO EM CONHECIMENTO. Juan Ignacio Pozo


      Onde estamos errando? Assim começo minha reflexão. Uma professora que concretizou seu sonho na década de 1990 de lecionar. De lá para cá muita coisa mudou na humanidade. Naquela época usava-se uma máquina manual ou elétrica para digitar os documentos, penso que foi o berço da era que chamamos hoje de digital. As informações estão ao alcance de cada ser humano, modificando também o processo ensino-aprendizagem.
           A criança quando nasce recebe inúmeros estímulos e as pessoas comentam que “ela já nasce sabendo”. Os pais realizam muito bem sua tarefa de educar nos primeiros anos de vida, depois delegam toda responsabilidade à escola (aos professores).
          O tempo passa e ano após ano diminui o gosto por estudar e o estudante recebe um novo conceito: “eles sabem cada vez menos”.
          Algo parece não fazer sentido, estamos errando no processo de ensinar ou temos que mudar os nossos conceitos sobre o que uma pessoa precisa aprender hoje? Temos que ensinar o estudante a pensar. Uma pessoa diante de uma situação difícil deve saber como resolvê-la da melhor maneira e saber onde poderá buscar as informações que precise. “Vivemos em uma sociedade da informação que só se converte em uma verdadeira sociedade do conhecimento para alguns, aqueles que puderam ter acesso às capacidades que permitem desentranhar e ordenar essa informação (Pozo, 2003).
           Não existe uma verdade absoluta, com a informação ao nosso alcance tudo pode ser visto de uma forma diferente a qualquer momento. Temos que nos permitir a aprender mais a cada instante e se preciso, mudar ou enriquecer alguns conceitos ou até inovar quando necessário. Ressignificar o processo ensino-aprendizagem em cada um de nós e até mesmo nos estudantes e nos pais, estes que também aprenderam da mesma forma que nós. A paixão por aprender não deve ser perdida pois esta paixão faz a grande diferença na aprendizagem. Lhe dar com as “novas formas de aprender e de relacionar-se com o conhecimento, é um dos maiores desafios a serem enfrentados por nossos sistemas educacionais nas próximas décadas.” 
Fonte: REVISTA PÁTIO • Ano 8 • Agosto/Outubro 2004.

http://professoraglacisieben.blogspot.com.br/
 http://blogdaprofessoradeisi.blogspot.com.br/
 http://www.historiaonlineja.blogspot.com.br/
 http://blogprofesimone.blogspot.com.br/
 http://professorajessicaw.blogspot.com.br/ http://blogdoprofessorilson.blogspot.com.br/
 http://blogdaprofeluana.blogspot.com.br/ 
http://blogdaprofevaniamedeiros.blogspot.com.br/
http://blogprofetati.blogspot.com.br/
 http://blogprofejana.blogspot.com.br/ 
http://blogdaprofevera.blogspot.com.br/
 http://claudete2.blogspot.com.br/
 http://blogprofeeledi.blogspot.com.br/
 http://blogdaprofeadriane.blogspot.com.br/
 http://pactowestfalia.blogspot.com.br/
 http://blogprofedanikd.blogspot.com.br/ 
http://professoraelainekohl.blogspot.com.br/
 http://profedanie.blogspot.com.br/ 
http://profevita.blogspot.com.br/ 
http://blogdapofecarinadkagatti.blogspot.com.br/ http://nubiadossantos24.blogspot.com.br/
 http://blogdaprofedani.blogspot.com.br/
 http://marinahpriscila.blogspot.com.br/
http://profgustavo7.blogspot.com.br/



O QUE É UM HIPERTEXTO?


Pesquisa feita em 14 de maio de 2015: 

O HIPERTEXTO E AS PRÁTICAS DE LEITURA de Eliane Arbusti Fachinetto :
Hipertexto designa um processo de escrita/leitura não-linear e não hierarquizada que permite o acesso ilimitado a outros textos de forma instantânea e uma infinidade de associações possíveis, quando clicamos num link. 

É um texto dentro de outro texto (Wikipédia).

O site nos mostra um caminho a seguir. O hipertexto amplia os conhecimentos para determinado assunto.

Muitas vezes temos dúvidas com palavras mais mais específicas sobre um assunto que estamos pesquisando ou conceitos que não são especificados no texto. O hipertexto nos auxilia muito nesta questão. Particularmente procuro sempre ler o hipertexto e aprender mais na pesquisa.

Hipertexto refere-se a textos que podem ser lidos em muitas ordens diferentes..., podem remeter a outros textos ou a outros pontos do mesmo texto. (apostila curso proinfo, p.57 - Introdução à educação digital)

Vídeo sobre hiperlink;

http://www.eproinfo.mec.gov.br/webfolio/Mod85411/conteudo/home/unidade_2/animacao2.html


ATIVIDADE 4.2

Pesquisando no site portal do professor, acesse o link:
http://tvescola.mec.gov.br/tve/video/matematica-em-toda-parte-2-matematica-no-meio-ambiente

Sinopse

O clima sempre causa muito impacto na vida das pessoas. Enquanto a agricultura precisa da chuva, quando chove demais numa cidade os riscos de enchentes são grandes. O professor Leo Akio Yokoyama e o meteorologista Almerino Marinho investigam como a matemática é a chave para calcular o índice pluviométrico e prevenir catástrofes. O episódio traz também o ambientalista Declev Reynier Dib-Ferreira, que alerta para a necessidade de repensarmos a quantidade de lixo que produzimos.

Vídeo Matemática no meio ambiente.
Gostei muito desse vídeo para enriquecer as aulas de ciências ( conteúdo no momento é estudo da atmosfera - entendendo o tempo e o clima ) e matemática, fazendo uma aula interdisciplinar mostrando aos alunos que não são disciplinas totalmente separadas e sim elas possuem muita coisa em comum.









4 comentários:

  1. Olá Simone!
    Gostaria de destacar sua colocação sobre ler o texto em ordem diferente, pois esta informação havia me passado desapercebida. E realmente é interessante, isso me remete a aulas que começam pelo objetivo final para chegar ao começo. Isso está me fazendo pensar e ter novas ideias quanto às minhas aulas. Fugir do linear é bom e produtivo. Vamos fazer muitos links...
    Um abração, Carina.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sim Carina, todas as turmas são diferentes e fazem a gente agir diferente, inovar é crescer junto com eles. Ás vezes também temos que tirar algo lá do "baú" que tínhamos esquecido por um tempo. Abraço.

      Excluir
  2. Olá Simone!!!!
    Também costumo ler o hipertexto quando tenho dúvidas relacionadas ao texto, com palavras que desconheço!!!! É uma forma fácil e prática para aprender mais sobre o assunto!!!!

    ResponderExcluir
  3. Olá Simone.
    Legal o seu blog. Hipertexto: leitura não linear, que amplia nosso conhecimento, uma maneira fácil de ler e pesquisar.
    Gostei das suas colocações.
    Abraço.

    ResponderExcluir