https://educaamazonia.wordpress.com/
Reflexão
sobre o texto:
A SOCIEDADE DA APRENDIZAGEM E O
DESAFIO DE CONVERTER INFORMAÇÃO
EM CONHECIMENTO. Juan
Ignacio Pozo
Onde estamos
errando? Assim começo minha reflexão. Uma professora que concretizou seu sonho
na década de 1990 de lecionar. De lá para cá muita coisa mudou na humanidade.
Naquela época usava-se uma máquina manual ou elétrica para digitar os
documentos, penso que foi o berço da era que chamamos hoje de digital. As
informações estão ao alcance de cada ser humano, modificando também o processo
ensino-aprendizagem.
A criança
quando nasce recebe inúmeros estímulos e as pessoas comentam que “ela já nasce
sabendo”. Os pais realizam muito bem sua tarefa de educar nos primeiros anos de
vida, depois delegam toda responsabilidade à escola (aos professores).
O tempo
passa e ano após ano diminui o gosto por estudar e o estudante recebe um novo
conceito: “eles sabem cada vez menos”.
Algo
parece não fazer sentido, estamos errando no processo de ensinar ou temos que
mudar os nossos conceitos sobre o que uma pessoa precisa aprender hoje? Temos
que ensinar o estudante a pensar. Uma pessoa diante de uma situação difícil
deve saber como resolvê-la da melhor maneira e saber onde poderá buscar as
informações que precise. “Vivemos em uma sociedade
da informação que só se converte em uma verdadeira sociedade do conhecimento
para alguns, aqueles que puderam ter acesso às capacidades que permitem
desentranhar e ordenar essa informação (Pozo, 2003).”
Não
existe uma verdade absoluta, com a informação ao nosso alcance tudo pode ser
visto de uma forma diferente a qualquer momento. Temos que nos permitir a
aprender mais a cada instante e se preciso, mudar ou enriquecer alguns conceitos
ou até inovar quando necessário. Ressignificar o processo ensino-aprendizagem em cada um de nós e até mesmo nos estudantes e nos pais, estes que também aprenderam da mesma forma que nós. A paixão por aprender não deve ser perdida
pois esta paixão faz a grande diferença na aprendizagem. Lhe dar com as “novas formas de aprender e de relacionar-se com o conhecimento, é
um dos maiores desafios a serem enfrentados por nossos sistemas educacionais
nas próximas décadas.”
Fonte: REVISTA PÁTIO • Ano 8 • Agosto/Outubro 2004.
Nenhum comentário:
Postar um comentário