segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Ressignificando o processo ensino-aprendizagem


https://educaamazonia.wordpress.com/


Reflexão sobre o texto:     

A SOCIEDADE DA APRENDIZAGEM E O
DESAFIO DE CONVERTER INFORMAÇÃO EM CONHECIMENTO. Juan Ignacio Pozo


      Onde estamos errando? Assim começo minha reflexão. Uma professora que concretizou seu sonho na década de 1990 de lecionar. De lá para cá muita coisa mudou na humanidade. Naquela época usava-se uma máquina manual ou elétrica para digitar os documentos, penso que foi o berço da era que chamamos hoje de digital. As informações estão ao alcance de cada ser humano, modificando também o processo ensino-aprendizagem.
           A criança quando nasce recebe inúmeros estímulos e as pessoas comentam que “ela já nasce sabendo”. Os pais realizam muito bem sua tarefa de educar nos primeiros anos de vida, depois delegam toda responsabilidade à escola (aos professores).
          O tempo passa e ano após ano diminui o gosto por estudar e o estudante recebe um novo conceito: “eles sabem cada vez menos”.
          Algo parece não fazer sentido, estamos errando no processo de ensinar ou temos que mudar os nossos conceitos sobre o que uma pessoa precisa aprender hoje? Temos que ensinar o estudante a pensar. Uma pessoa diante de uma situação difícil deve saber como resolvê-la da melhor maneira e saber onde poderá buscar as informações que precise. “Vivemos em uma sociedade da informação que só se converte em uma verdadeira sociedade do conhecimento para alguns, aqueles que puderam ter acesso às capacidades que permitem desentranhar e ordenar essa informação (Pozo, 2003).
           Não existe uma verdade absoluta, com a informação ao nosso alcance tudo pode ser visto de uma forma diferente a qualquer momento. Temos que nos permitir a aprender mais a cada instante e se preciso, mudar ou enriquecer alguns conceitos ou até inovar quando necessário. Ressignificar o processo ensino-aprendizagem em cada um de nós e até mesmo nos estudantes e nos pais, estes que também aprenderam da mesma forma que nós. A paixão por aprender não deve ser perdida pois esta paixão faz a grande diferença na aprendizagem. Lhe dar com as “novas formas de aprender e de relacionar-se com o conhecimento, é um dos maiores desafios a serem enfrentados por nossos sistemas educacionais nas próximas décadas.” 
Fonte: REVISTA PÁTIO • Ano 8 • Agosto/Outubro 2004.

Nenhum comentário:

Postar um comentário