domingo, 29 de junho de 2014

Formulando respostas "penso, logo existo." Descartes

Formulando respostas...

Pessoas que questionam formularam a pergunta a partir de um pensamento crítico sobre determinado assunto. As respostam também devem ser questionadas e reformuladas quando tiverem evidências que possam explicá-las. O Homo sapiens é um ser evolutivamente pensante que usou a linguagem a seu favor e agora utilizamos as ferramentas e o saber construído até hoje ao nosso favor. E a humanidade continua sua evolução, onde vamos chegar, ninguém sabe.
Lembramos a fala de Descartes, "penso, logo existo."

Por que quando colocamos o dedo na garganta temos ânsia de vômito e, quando comemos algum alimento, este passa exatamente pelo mesmo lugar e não provoca essa reação?
Quando engolimos o alimento, ele permanece por um tempo muito pequeno nessa região, sendo imediatamente deglutido. Isso ocorre como uma atividade normal para o organismo, que entende que o que chega a essa região deve ser engolido. Quando alguma coisa fica parada ali, sem ser engolida (como o dedo, por exemplo), o organismo interpreta que se trata de algo que deve ser expulso, o que desencadeia o reflexo do vômito, para que o organismo se livre do incômodo. O organismo sabe reconhecer o que é alimento, graças às papilas gustativas; por isso o alimento não é interpretado como algo que deva ser expulso (a menos que esteja contaminado por bactérias ou tenha cheiro ruim, fatos que também desencadeiam o reflexo do vômito). O ato de vomitar corresponde a um reflexo que funciona como uma forma de o organismo se defender de coisas indesejáveis que podem vir a ser engolidas. O vômito é um ato reflexo (não comandado pela nossa vontade), coordenado por uma região do sistema nervoso central (bulbo) chamada centro do vômito e que tem uma função de defesa para o organismo. Através do vômito, o conteúdo do estômago é esvaziado pela boca, desempenhando um importante mecanismo de defesa contra micro-organismos patogênicos que possam estar presentes no alimento e que provocam a irritação que desencadeia o processo. Nesta situação, os movimentos peristálticos, que conduzem o alimento em direção ao estômago, não interferem na passagem do conteúdo estomacal em sentido contrário ao que ocorre normalmente. Tudo começa com um estímulo que produz impulsos nervosos que são transmitidos ao centro do vômito, provocando uma forte contração dos músculos abdominais e do diafragma. Ao se contraírem, esses músculos comprimem o estômago, obrigando o alimento a subir para o esôfago, para sair, em seguida, pela boca e/ou nariz. Além da irritação nas paredes do estômago, outros fatores podem provocar essa reação por parte do organismo: odores desagradáveis, emoções fortes, visões nauseantes, dor intensa, irritação do labirinto (região da orelha interna responsável pelo equilíbrio) provocada pelo balanço contínuo de navios, veículos ou aviões, medicamentos como a morfina, hipertensão endocraniana.

Acesso em 29 de junho de 2014 em http://www.klickeducacao.com.br/bcoresp/bcorespmostra/0,5991,POR-1419-h,00.html

sábado, 28 de junho de 2014

Estudo das aves

Quero-quero

Seu nome significa: do (latim) vanellus = diminutivo de vannus = abibe, (nome popular de uma ave passeriforme que habita Portugal); e chilensis = referente ao pais do Chile, originário do Chile.⇒ Pequena Abibe do Chile ou abibe-do-sul chilense..

Características

Mede 37 centímetros, peso 277 gramas. Possui um esporão pontudo, ósseo, com 1 centímetro de comprimento no encontro das asas, uma faixa preta desde o pescoço ao peito e ainda umas penas longas (penacho) na região posterior da cabeça, tem um desenho chamativo de preto, branco e cinzento na plumagem. A íris e as pernas são avermelhadas. O esporão é exibido a rivais ou inimigos com um alçar de asa ou durante o voo. Macho e fêmea são semelhantes.
Vamos escutar o sons das aves e conhecer as espécies de nossa região?
http://www.wikiaves.com.br/midias.php?tm=s&t=mv

Fonte: http://www.wikiaves.com.br/
(Acesso em 28 de junho de 2014).


quinta-feira, 12 de junho de 2014

Dar o exemplo

Recebi um email e pensei sobre cada frase que segue na lista abaixo. Sei que temos que repensar nossas atitudes, convido você a rever e tentar mudar algumas ações que prejudicam a convivência humana.


Brasileiro reclama de quê?

A- Coloca nome em trabalho que não fez.

B- Coloca nome de colega que faltou em lista de presença.

C- Paga para alguém fazer seus trabalhos.

1. - Saqueia cargas de veículos acidentados nas estradas.

2. - Estaciona nas calçadas, muitas vezes debaixo de placas proibitivas.

3. - Suborna ou tenta subornar quando é pego cometendo infração.

4. - Troca voto por qualquer coisa: areia, cimento, tijolo, e até dentadura.

5. - Fala no celular enquanto dirige.

6. - Usa o telefone da empresa onde trabalha para ligar para o celular dos amigos (me dá um toque que eu retorno...) - assim o amigo não gasta nada.

7. - Trafega pela direita nos acostamentos num congestionamento.

8. - Para em filas duplas, triplas, em frente às escolas.

9. - Viola a lei do silêncio.

10. - Dirige após consumir bebida alcoólica.

11. -Fura filas nos bancos, utilizando-se das mais esfarrapadas desculpas.

12. - Espalha churrasqueira, mesas, nas calçadas.

13. - Pega atestado médico sem estar doente, só para faltar ao trabalho.

14. - Faz "gato" de luz, de água e de tv a cabo.

15. -Registra imóveis no cartório num valor abaixo do comprado, muitas vezes irrisórios, só para pagar menos impostos.

16. - Compra recibo para abater na declaração de renda para pagar menos imposto.

17. -Muda a cor da pele para ingressar na universidade através do sistema de cotas.

18. -Quando viaja a serviço pela empresa, se o almoço custou 10, pede nota fiscal de 20.

19. - Comercializa objetos doados nessas campanhas de catástrofes.

20. - Estaciona em vagas exclusivas para deficientes.

21.. - Adultera o velocímetro do carro para vendê-lo como se
fosse pouco rodado.

22. - Compra produtos pirata com a plena consciência de que são pirata.

23. - Substitui o catalisador do carro por um que só tem a casca.

24. - Diminui a idade do filho para que este passe por baixo da roleta do ônibus, sem pagar passagem.

25. - Emplaca o carro fora do seu domicílio para pagar menos IPVA.

26. -Frequenta os caça-níqueis e faz uma fezinha no jogo de bicho.

27. - Leva das empresas onde trabalha, pequenos objetos, como clipes, envelopes, canetas, lápis... como se isso não fosse roubo.

28. - Comercializa os vales-transporte e vales-refeição que recebe das empresas onde trabalha.

29. - Falsifica tudo, tudo mesmo... só não falsifica aquilo que ainda não foi inventado.

30. - Quando volta do exterior, nunca diz a verdade quando o fiscal aduaneiro pergunta o que traz na bagagem.

31. - Quando encontra algum objeto perdido, na maioria das vezes não devolve.

E quer que os políticos sejam honestos....

Escandaliza-se com o mensalão, o dinheiro na cueca, a farra  das passagens aéreas...


Esses políticos que aí estão saíram do meio desse mesmo povo, ou não?

Brasileiro reclama de quê, afinal?

E é a mais pura verdade, isso que é o pior! Então sugiro adotarmos uma mudança de comportamento, começando por nós mesmos, onde for necessário!
Vamos dar o bom exemplo! Espalhe essa idéia!

"Fala-se tanto da necessidade deixar um planeta melhor para os nossos filhos e esquece-se da urgência de deixarmos filhos melhores (educados, honestos, dignos, éticos, responsáveis) para o nosso planeta, através dos nossos exemplos...." 

Colhemos o que plantamos! A mudança deve começar dentro de nós, nossas casas, nossos valores, nossas atitudes.

sábado, 7 de junho de 2014

Novidades e curiosidades do meio científico, biologia em foco

Você sabia que o Mapeamento de mamíferos de grande e médio porte já encontrados no Nordestrevela novas espéciee mostra que animais como a onça-pintada e o tatu-bola estão extintos em alguns estados?

Uma maneira legal de se informar é acessar o link abaixo.


Histórias marcantes da vida cotidiana - fatos que marcaram épocas


Uma travessura gelada e suja
A nossa história que vamos relatar aconteceu próxima a Copa de 1950 quando o Brasil perdeu da seleção Uruguaia em pleno Maracanã.
           Nos reportamos exatamente para o inverno do ano de 1953 quando os irmãos gêmeos que tinham apenas 4 anos de idade brincavam faceiros. Era na época de inverno e o costume na época, na colônia, criavam porcos em piquetes, presos por muros de pedras colocadas por pessoas especializadas neste serviço. Os muros serviam como cerca nesse ambiente para os porcos que eram alimentados com milho, mandioca e outros alimentos que jogados ali dentro para engordá-los.
          Por serem criados em áreas descobertas, quando chovia os porcos se banhavam no barro que era bem fundo, eles se banhavam tanto no inverno quanto no verão.
           Os gêmeos Roque e Afonso que sempre brincavam ao lado deste piquete, observavam os porcos tomando banho. Em pleno inverno os dois irmãos abriram a porteira sem que seus pais soubessem e nem tiveram duvidas em entrar na lama com os porcos pretos. O que não imaginavam era que depois iriam ficar com a mesma cor dos porcos ou seja, ficaram totalmente sujos de lama. O pai deles quando os viu se apavorou porque só viu seus dentes brancos, pulou o muro para pegá-los e chamou a mãe para os lavar no pátio.
          Nesta época não havia chuveiro, o pai para lavá-los logo, mandou pegar o tacho que se usava para fazer schmier e os enfiou lá dentro para que voltassem a cor original. Foi pegar água do poço que neste dia estava muito gelada e com um balde jogou a água em cima da cabeça deles.
             Esta é uma história que aconteceu há muito tempo atrás, na época era tudo diferente, imaginem a preocupação dos pais, pois banho de porco não combinava com banho de criança com certeza, felizmente a história terminou sem sequelas para estas crianças da colônia mas com certeza não repetiram a brincadeira que ficou na memória até hoje.     


Autores: Felipe Klein e Mário Schneider



Eu quero acreditar

            Num Natal minha família viajou para Gramado, à cidade do Natal, pra visitar a cidade. Visitamos entre outros, a aldeia do Papai Noel. Lá havia um Papai Noel que falou comigo e meu irmão. Perto da neve de espuma havia um boneco de neve e uma caixa de frases que podia pegar. Também havia uma folha que quando carimbasse tudo por duendes em lugares estratégicos do parque, precisava levar para a Mamãe Noel. Ela disse que era para dizer “Eu acredito no Natal e na Páscoa” e eu disse, ganhei um cerificado assinado pelo Papai Noel e pela Mamãe Noel que ainda guardo até hoje com carinho. Gostei de ganhar essa folha porque faz acreditar nele e me lembra deste passeio com minha família.
            Depois visitamos o resto da aldeia onde haviam renas, museu, parque e outras coisas legais. Mais tarde fomos ao centro aonde tem uma árvore gigante até fiz pose para a foto. Tem Papai Noel em todas as casas, hotéis e restaurantes. E a lembrança que levamos pra casa é que nos divertimos muito.
            Sempre gostei do Papai Noel, sempre quis ver a neve de verdade e espero que esse sonho um dia se realize. Eu quero acreditar que a magia do Natal nunca acabe.


Autor: Felipe Klein

Sites educativos


Aprenda brincando, é mais divertido!
Faça uma escolha inteligente, use sites educativos.

BIOLOGIA E CIÊNCIAS

quarta-feira, 4 de junho de 2014

FEIRA DE CIÊNCIAS

Feira de ciências

  1. É necessário escolher sua experiência.
  2. Você deve preparar os materiais.
  3. Então deve escrever o relatório seguindo os passos:
  • Identificação(capa)
  • Objetivos
  • Materiais
  • Procedimento
  • Conclusão
Vamos pesquisar algumas experiências?

http://www.cienciatube.com/search/label/feira%20de%20ci%C3%AAncias

Este é muito bom pessoal: www.pontociencia.org.br


Escola do Futuro e a importância das mídias na educação

Escola do Futuro da Universidade de São Paulo
Um de seus princípios é : Preparar novas gerações de educadores que vejam na interface entre educação e comunicação um campo fértil para sua criatividade, discernimento e constante aperfeiçoamento. Estamos em constante aperfeiçoamento buscando nosso aprimoramento no processo ensino aprendizagem. O aluno deve pesquisar constantemente para a construção de seu conhecimento.
Veja mais em:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Escola_do_futuro

A importância das mídias na educação

Uma aula sobre o meio ambiente

Dia 05 de junho - " O planeta precisa de milhões de atitudes positivas", você já fez a sua parte?
O que você já fez pelo meio ambiente?


A Emef Olavo Bilac está fazendo sua parte. Participou com o vídeo das alunas do sétimo ano no projeto.





"Esta semente vou colocar na palma da sua mão, porque só nós temos a solução"
Música "Semente" tema mundial do meio ambiente:
http://www.vagalume.com.br/daarpop-boys/semente-tema-mundial-do-meio-ambiente.html


O valor de todas as coisas. Veja neste vídeo "A história das coisas":
 https://www.youtube.com/watch?v=7qFiGMSnNjw

SUSTENTABILIDADE

O prédio da Escola Estadual de Ensino Médio Westfáfia  foi projetado de olho na sustentabilidade. A água da chuva que escorre dos telhados é armazenada em reservatórios. Cada descarga que é dada no vaso sanitário utiliza a água captada. Essa economia gera um valor significativo para os cofres públicos, basta calcular conforme a Sabesp :
"Descarga e vaso sanitário - Uma bacia sanitária com a válvula e tempo de acionamento de 6 segundos gasta de 10 a 14 litros. Bacias sanitárias de 6 litros por acionamento (fabricadas a partir de 2001) necessitam um tempo deacionamento 50% menor para efetuas a limpeza, neste caso pode-se chegar a volumes de 6 litros por descarga.  Quando a válvula está defeituosa, pode chegar a gastar até 30 litros."

Calculando em torno de 100 descargas diárias com 6 litros cada, resultam numa economia de 600 litros diários de água potável utilizados inutilmente quando temos a alternativa da água da chuva.

Existem várias alternativas sustentáveis para colaborar com o meio ambiente. Basta ter uma iniciativa e procurar profissionais competentes que possam auxiliar para efetivar o projeto.

A captação solar também é uma boa alternativa para a produção de energia.

É necessário termos várias alternativas para aproveitar a que melhor se adapta a nossa realidade e nossa região (posição geográfica).

A sustentabilidade está na moda, precisamos deixar um planeta saudável para nossos filhos!



MAIS AÇÕES SUSTENTÁVEIS NO MUNICÍPIO DE WESTFÁLIA

  • Proteção de fontes - Emater Westfália fazendo sua parte na preservação ambiental.
  • Hortas suspensas com reaproveitamento de água, casal Roese, em Linha Frank.
  • Obtenção do Selo de Carbono Neutro pelas empresas, uma iniciativa da Certel.
  • Casas com captação de energia solar para geração de energia elétrica.
  • Cisternas para captação de água da chuva para aproveitamento de uso doméstico.
  • Biodigestor (desativado no Município).
  • Central de triagem do lixo gerado no Município e destino adequado para cada tipo de resíduo.
  • Recolhimento de lixo em todas as localidades do Município.
  • Recolhimento de embalagens de agrotóxicos e conscientização dos agricultores sobre seu uso correto.
  • Construção de fossas e composteiras adequadas respeitando as normas legais em cada propriedade agrícola.
    • Controle biológico, evitar o uso de inseticidas.
    • Produção de hortaliças sem uso de agrotóxicos, usando um sistema inovador facilitando seu manejo.


    Armadilha para capturar mosca da fruta


    Horta prática.


    Captação de água da chuva: uma versão simplificada


    http://www.maiscommenos.net/blog/2010/05/captacao-de-agua-da-chuva-uma-versao-simplificada/

    Assista a animação sobre a história das coisas - é bem interessante, faz a gente refletir. A história das coisas




    ILHA DAS FLORES

    A importância do estudo para ter um emprego melhor ou opções melhores de emprego e ter o seu sustento. Sem dinheiro não somos nada, infelizmente somos escravos dele para comprar nosso alimento e ter uma vida digna. Assista ao vídeo e entenda melhor a miséria que é sem ter o que comer.





    Ilha de lixo - sopa de lixo
    O lixo que o mar leva chega em algum lugar. Ele não desaparece como uma mágica, só aumenta.